segunda-feira, 29 de março de 2010

Parque centenário de Mogi das Cruzes

O Parque Centenário foi construído sobre uma degradada área de 215.000 metros quadrados, onde antigamente funcionava uma mineradora. Localiza-se às margens do Rio Tietê, bem próximo ao Mogi Shopping e ao bairro do Socorro, considerado no “novo-centro” de Mogi das Cruzes.




Em sua área foram construídas, ciclovias, pistas para corridas e caminhadas, lanchonetes, churrasqueiras, banheiros públicos, trilhas pelas mata ciliar do Rio Tietê, quadras poliesportivas e até uma réplica do navio Kasato Maru, que servirá como centro cultural,com um acervo de fotos dos primeiros japoneses que chegaram a Mogi das Cruzes.





O parque tem ainda um museu das cidades Seiki e Toyama, pontes flutuantes, pista para caminhada, minicampo de futebol, quadra de vôlei, quiosques com churrasqueiras, entre outras atrações.





O parque foi inaugurado no dia 26 de junho de 2008 com a presença do prefeito municipal Junji Abe, o cônsul-adjunto do Japão em São Paulo Jiro Maruhashi, entre outras autoridades, que hastearam as bandeiras do Brasil, Japão, Mogi das Cruzes, dos 26 estados, do Distrito Federal e das 47 províncias japonesas.


Entrada Gratuita.

Endereço:

Av Francisco Rodrigues Filho, s/n - César de Souza
Mogi das Cruzes - SP.

Site:

www.pmmc.com.br

Localização:



Exibir mapa ampliado

BjossFuiiiiiiii

segunda-feira, 22 de março de 2010

Jardim Botânico.

O Jardim Botânico de São Paulo oferece à população 360.000 m² de áreas verdes, servindo como um grande observatório para se aprender mais sobre botânica e ecologia. As coleções de plantas nativas e exóticas encontram-se num jardim paisagisticamente planejado, de grande beleza, constituindo um dos pontos turísticos mais bonitos da Cidade de São Paulo.

Este pequeno paraíso está localizado no Parque Estadual das Fontes Ipiranga, Água Funda, uma reserva com remanescente de Mata Atlântica, que guarda as nascentes do Riacho Ipiranga , um dos cenários da Independência do Brasil. Esta reserva protege animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, tucanos, maritacas, garças, dentre outros, que habitam a área.






O Jardim Botânico possui vários recantos, que convidam as pessoas ao relaxamento e à admiração das plantas que exibem variadas formas de flores, frutos, caules e folhagens.

A entrada do Jardim é composta por uma alamedade palmeiras jerivá , ladeada por bancos e pérgolas com trepadeiras floríferas. Mais adiante encontra-se o Jardim de Lineu inspirado no Jardim
de Uppsala, na Suécia, com duas estufas monumentais, uma destinada à exposições temporárias e a outra abriga
plantas de regiões tropicais, principalmente da Mata Atlântica. Mais interiormente no Jardim existe um lago com ninféas , plantas aquáticas da família da vitória-régia.





Os visitantes também podem conhecer o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado junto ao Jardim de Lineu, o qual é adornado internamente com vitrais que retratam a evolução das plantas e externamente com placas terra-cota, de alto relevo, retratando plantas da flora brasileira. Este Museu apresenta de forma didática os vários ecossistemas ocorrentes no Estado de São Paulo, além de produtos e subprodutos retirados dos vegetais, possibilitando o aprendizado da botânica e o reconhecimento da importância do estudo e da conservação da flora.

Outras atrações que você poderá encontrar são os bosques de pau-brasil, de imbúias, de palmiteiros , a Alameda Von Martius com aléias de palmeiras reais, o lindo portão histórico, datado de 1894, que pertencia a antiga Companhia de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo , o túnel de bambus, o castelinho das crianças e as trilhas no meio da vegetação.




Mais informações aqui.


Horários:

De quarta-feira a domingo, das 9:00 às 17:00h.
O Museu Botânico, Estufas, Área de Exposições e Serviços e a loja do jardim funcionam de quarta a domingo das 9:00 às 12:00 e das 13:00 e 30min às 16:00 e 30min.


Endereço:

Av. Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda ( ao lado do Zoológico )
CEP 04301-902 - São Paulo – SP


Telefone:

(011) 5073-6300 ramal 225

Fax:

(0xx11)5073-3678

e-mail:

jardimsp@yahoo.com.br

Site:

Jardim Botânico



BjossFuiiii

quarta-feira, 3 de março de 2010

Biblioteca Parque da Juventude.

A antítese é forte e a metáfora se torna óbvia. Onde antes funcionava uma prisão, agora haverá a liberdade: do conhecimento, das ideias, dos livros. Está marcada para hoje a inauguração da Biblioteca de São Paulo - aberta aos frequentadores a partir de amanhã -, um projeto ousado que tem tudo para mudar o modelo de bibliotecas públicas no Estado. O endereço? O Parque da Juventude, exatamente no mesmo ponto onde ficavam os pavilhões da Casa de Detenção do Carandiru.

Esqueça as sisudas estantes, o ambiente escuro e a bibliotecária ranzinza pedindo silêncio. A nova biblioteca terá um ambiente colorido e moderno, com 30 mil livros ao lado de 80 computadores, CDs, DVDs, jornais e revistas. E novidade: sete Kindle, aquele aparelhinho que lê livros digitais. Os funcionários - a equipe terá 50 pessoas - estarão instruídos a agir como vendedores de livros, oferecendo dicas para os visitantes, de acordo com cada perfil. "Basta as pessoas chegarem e já iremos puxar conversa sobre livros", resume a diretora da instituição, Magda Montenegro.


Em nome da acessibilidade, haverá também um equipamento para transformar livros normais em áudio ou braile. As mesas serão reguláveis - para se adaptar a qualquer tamanho de cadeira de rodas - e serão disponibilizados folheadores automáticos de páginas para quem tem restrições motoras.
A obra teve investimentos dos governos estadual (R$ 10 milhões) e federal (R$ 2,5 milhões). Com as portas abertas, a biblioteca de 4,2 mil metros quadrados será administrada pela Poiesis, organização social à frente também da Casa das Rosas e do Museu da Língua Portuguesa. O projeto arquitetônico, a cargo do escritório paulistano Aflalo & Gasperini - o mesmo que executou o Parque da Juventude - levou oito meses para ser concebido.

"Montamos um time com cerca de 20 profissionais, das mais variadas áreas", conta o arquiteto Roberto Aflalo Filho. "Pensamos em espaços agradáveis, com mobiliário adequado para atrair o leitor. Por isso a biblioteca ficou com cara de uma grande livraria."


Endereço:
Avenida Cruzeiro do Sul, nº2.630,
São Paulo - SP
(Metro Carandiru)

Horários:
De terça-feira a sexta-feira, das 9 horas às 21 horas;
sábados, domingos e feriados, até 19 horas.

Entrada Gratuita.


Mais informações aqui

Tirado daqui


BjossFuiiii

segunda-feira, 1 de março de 2010

Café Girondino

Aberto em fevereiro de 1998, é inspirado no antigo Café Girondino localizado na esquina da rua XV de Novembro com Praça da Sé.





A decoração baseada na época do Café (últimas décadas do século XIX)resgata a memória do centro antigo.
Pelas paredes estão espalhadas diversas fotos conseguidas nos acervos da Eletropaulo e Casa da Marquesa.
Antigos postes de metal e barris de madeiras complementam o ambiente. No primeiro piso está o café, no segundo e no terceiro funcionam o restaurante e a choperia.





No almoço é sempre montado um buffet de saladas que possibilita a combinação com pratos quentes com grelhados.
Sempre há uma sugestão do chef e dois pratos do dia, além dos fixos do cardápio como o paillard de mignon servido com fettuccine bicolor ao molho bechamel.




Às quartas e sábados a casa oferece por um preço único um buffet de feijoada com pertences dispostos separados, acompanhamentos, batidas e sobremesa.
Entre as porções, destacam-se o bolinho de abóbora com carne seca e o pastel de mussarela de búfala com tomate seco.




Principais Pratos: Grelhados, paillard de mignon com fettuccine bicolor ao molho bechamel, feijoada e porções de bolinho de abóbora com carne seca e pastel de mussarela.


Endereço:
Rua Boa Vista nº365 Centro
São Paulo-SP
cep:01014-010

Tel:
(011)3229-4574 ou 3229-1287

Email:
eventos@cafegirondino.com.br

Site:
Café Girondino



Achei aqui



BjossFuii