domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mercado Municipal Paulistano

O Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1933, é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O Mercado localiza-se no centro antigo da Capital Paulista, sobre uma área ganha ao Rio Tamanduateí, no bairro Mercado na antiga Várzea do Carmo.



O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos.



O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercado é hoje um ponto de encontro dos paulistanos. Atualmente está sendo cogitada a construção de um estacionamento subterrâneo para facilitar o acesso dos visitantes.



Hoccabar

Com os lanchinhos mais famosos do Mercado,
O sanduiche de Mortadela e o delicioso pastel de bacalhau

Os visitantes também poderão fazer cursos e terem palestras no local,além do atendimento ao consumidor nas épocas festivas.


Endereço:
Rua da Cantareira nº306 Parque Dom Pedro,
São Paulo - SP

Tel:
(011) 3313-1326

E-mail:
renome.renome@uol.com.br

Site:
Mercado Municipal Paulistano




Clique aqui e saiba mais!


BjossFuiii

2 comentários:

  1. Nádia, essas frutas dão água na boca! Realmente SP é um lugar pra se comer bem hehehe
    Beijos, to seguindo seu blog, segue lá o meu tá?
    Fui

    ResponderExcluir
  2. O mezzanino construído na reforma não se resume a uma praça de alimentação, mas, como o arquiteto sempre ressaltou, um terraço de contemplação, um belvedere do mercado. Um lugar onde se pudesse apreciar o próprio lugar, tarefa até então impossível. Do chão, com bancas caóticas, cada uma a uma altura – algumas muito altas de forma a abrigar estoques e refrigeração – sempre impediu a freguesia de admirar o local. Muito ao contrário, o que chamava a atenção eram os "gatos" elétricos e as gambiarras em geral.
    A reforma sempre procurou levantar o grau artístico e poético do Mercadão, sempre tidocom carinho no coraçãao do paulistano.
    ƒernanda saraiva

    ResponderExcluir