sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Padaria Santa Tereza

O nome, Santa Tereza, foi emprestado da rua onde tudo começou, em 1872. Na década de 1940, foi transferida para a Praça João Mendes, atrás da Catedral da Sé ,onde resiste ao tempo e mantém vivas tradições gastronômicas seculares, como a canja de galinha e a coxa-creme.




Parada obrigatória de estudantes e profissionais que habitam os fóruns, bancos e escritórios da região, a padaria e confeitaria Santa Tereza é a mais antiga de São Paulo. Nos fins de semana o movimento é intenso, mas nem de longe se compara ao vai e vem dos dias úteis. “Por aqui passam, em média, 5 mil pessoas diariamente”, diz Marco Antonio Maturana Filho. Aos 18 anos, o estudante de administração ajuda o pai nos negócios da família, que está no ramo de padarias há duas décadas.



“A Santa Tereza, que hoje conta com 70 funcionários, foi comprada por meu avô em 1995. Quatro anos depois, passou por uma reforma, pois a construção estava decadente”, conta. Depois das intervenções, o pé-direito alto foi reduzido, escondendo alguns azulejos antigos. “Mas temos planos de abrir o andar superior para aumentar o espaço destinado à happy hour e, assim, poderemos restaurar essas peças históricas”, acrescenta Marco.

As inovações incorporadas ao cardápio, risotos e pratos à la carte, convivem em harmonia com a tradição. Enquanto se observam os retratos de uma São Paulo cheia de glamour em quadros dispostos na parede, é possível degustar, no balcão, desde os lanches mais simples, como hambúrgueres, churrascos e pizzas, a sanduíches especiais, passando por pratos como o lombo apimentado e o escabeche de berinjela.



“Já perdi a conta de quantos lanches já preparei”, diz o chapeiro Eriberto, mais conhecido como Beto. “Do meio-dia às dez da noite, passam pela minha frente uns 500 sanduíches! É por isso que prefiro os filés e os doces.”. De enormes bolos de festa a docinhos como o lua-de-mel, feito com coco, as opções ficam expostas em uma vitrine giratória, remetendo aos tempos áureos – e muito saborosos – do Centro da cidade.


Endereço:
Praça João Mendes,150 São Paulo SP

Tels:
011-3241-1735 / 011-3105-1793 / 011-3101-3105O

Horários:
Diariamente das 5h30 às 22h. Sextas, até o último cliente.

Site:
Padaria Santa Tereza


tirado daqui

BjossFuiii

Um comentário:

  1. Lá é bem legal mesmo e os doces são deliciosos

    Precisamos ir mais vezes!

    ResponderExcluir